quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Literatura

Como está ruim de ler pelo tamanho da imagem vou transcrever a mensagem da Gabi:

"A escolha dos livros para o vestibular está irregular e ultrapassada. De que adianta cobrar livros com conteúdos eróticos para os estudantes lerem. Ninguém gosta de ler aqueles livros de Machado de Assis e seus amigos.
Já chegou a hora dos responsáveis pela escolha dos livros se adaptarem a geração atual. Já esta mais do que na hora de incluírem as grandes obras da atualidade, como Crepúsculo e Harry Potter.
O estudante tem que ler livros conceituados na atualidade e não livros escritos em tempos passados por pessoas com distúrbios psicológicos, considerados gênios pelos adolescentes do passado, que hoje elaboram a lista de livros do vestibular, que não tinham internet e se deleitavam lendo os livros dos autores então cobrados pela banca"


Fucking GOOOOOOD!
Se essa garota fosse minha filha ia levar um Capitães da Areia na nuca!

    Ok, concordo ser importante incentivar a leitura, mas parece que tem gente que não entende o que torna uma obra um ícone literário. Não basta escrever uma estórinha pra ser algo passível de leitura.
    Bom, vamos começar pelos critérios de escolha das obras literárias para um exame tão importante como o vestibular. Não sou parte da banca, nem grande estudada, mas tenho certeza de que os livros não são escolhidos baseados no Top 10 da Capricho [ WTF literatura de qualidade tem a ver com deleites adolescentes? São os adolescentes que elegem os gênios? Tô confusa]!
    Crepúsculo e Harry Potter, apesar de best sellers são obras completamente fictícias que não lembram nem remotamente a realidade social ou política atual, não se assemelham com nada que seja passível de se tornar real ou de se ser estudado.
    Meus queridos, se for assim, Cinderella, Chapéuzinho Vermelho e Branca de Neve, atravessaram gerações e gerações encantando infâncias e levando um fundo de moral à educação das mesmas, e, ainda assim , não são cobradas nem em testes da 1ª série.
    É sério mesmo que alguém pode achar que Harry Potter devia ser cobrado num teste de vestibular? Isso nem literatura brasileira é. Eu nunca fui a melhor das leitoras por ter dificuldade em me concentrar, e sim , eu li Harry Potter (até o terceiro livro) e li o segundo livro da saga Crepúsculo ( de pois de ver o filme do primeiro), então posso dizer que não vejo mal algum em ser fã das obras, mas não dá pra confundir, né?

    Depois dessa, além da vergonha alheia, concluo que essa pessoa realmente não merece uma vaga na UNICAMP.

    Ah sim, agora entendi o motivo do Ronaldinho Gaúcho merece uma cadeira na Academia Brasileira de Letras....

Nenhum comentário:

Postar um comentário