sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O Orgulho

"O orgulho mais inacessível nasce principalmente de uma impotência."
Autor - Valéry , Paul










Eis aí um sentimento complicado de lidar [nos outros] e controlar [em si].


Até que ponto o orgulho pode/deve ser considerado positivo? Até que ponto a persistência e a vaidade são consideradas virtude?


Já me peguei pensando nesse tema diversas vezes, principalmente por esse tal de orgulho já ter cruzado meu caminho copiosamente. E muitas vezes impediu a mim de enxergar o que poderia ser a chave do sucesso, e outras vezes,  pessoas de quem eu gostava muito de perceber que o que tinham já era bom o bastante, pois se apegaram fortemente ao que idealizaram.


Bem, como uma boa pisciana, de idealizações eu entendo. Vivo num mundo de fantasias e realidades e muita, mas muita quebração de cara! E com isso fui aprendendo que se apegar a 'deveria';'poderia';'se' - e outras vertentes da incerteza do que não aconteceu -  não passa de uma furada!
Projetos? Pois bem! Impossível não tê-los. Mas não vá pensando que vão se realizar em toda sua glória, da forma que a ideia surgiu na sua mente, dê abertura pra dúvida, pra inovação e a maquete inicial pode ser melhorada, ou até mesmo desconsiderada ao se perceber uma falha enorme, na qual você nem tinha pensado.
Digo isso por que me canso de ver as pessoas se queixando de infelicidades e frustrações, mas totalmente incapazes de se responsabilizar de qualquer maneira pelo insucesso. Qual o problema em errar afinal? Mudar de ideia, não pode? 
Fraqueza é deixar a vida passar sem realizar nada por estar ocupado demais escrevendo sua própria tragédia. 

Calma, nem tudo está perdido, ter orgulho de suas atitudes corretas de sua personalidade, história, família, etc. é algo essencial[amor próprio é digno - mas também não precisa sair por aí berrando aos quatro vetos o quanto você/sua família/seu time são digdin] ! O perigo mora em reconhecer tais glórias, assim como reconhecer as derrotas ( de suma importância por sinal, acredito que se aprende - ou deveria-se aprender - muito mais nas quedas do que no pódio). Assumir o engano leva tempo, e coragem, meu caro, muita coragem! Não é todo mundo que consegue, mas não tenho dúvidas de que todos podem.
Então, se deu um passo errado, tropeçou, falou mais do que devia, calou mais do que devia, ouviu mais do que devia, se perdeu no meio do caminho. Raios! Pare um pouco e retome as rédeas da situação, esperar que o outro mude nunca acabou em sucesso. Insatisfeito? Mude você! - por sinal, é a unica pessoa a quem você tem o poder de mudar.






“O homem, pois, em grande número de casos,é o causador de seus próprios infortúnios; mas, em vez de reconhecê-lo, acha mais simples, menos humilhante para a sua vaidade, acusar a sorte, a Providência, a má fortuna, a má estrela, ao passo que a má estrela é apenas a sua incúria.” Allan Kardec



Nenhum comentário:

Postar um comentário